domingo, 31 de outubro de 2010

Dilma é eleita presidente do Brasil:

Dilma Vana Rousseff (PT), 62 anos, foi eleita neste domingo (31) a primeira mulher presidente do Brasil.


Dilma entra para a história do país e se torna o 40º presidente da República brasileira.

Com mais de 95% dos votos apurados, a sucessora de Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a força do PT no Nordeste, vencendo em todos os Estados da região, em alguns deles com votação superior a 70% dos votos válidos, como Maranhão e Pernambuco.

A presidente eleita também teve uma vitória importante em Minas Gerais, reduto do PSDB que elegeu o tucano Antônio Anastasia em primeiro turno.

A candidata petista derrotou o tucano José Serra em um segundo turno em que a abstenção superou os 20 milhões de eleitores.

O ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), ficou com 44,61% dos votos. Em 3 de outubro, ele havia sido o escolhido de 32,61% do eleitorado.

No balanço sobre a campanha eleitoral, o assessor especial da presidência, Marco Aurélio Garcia, lamentou a mobilização do que chamou de "setores do submundo da política" que evitou uma discussão politizada.

Segundo ele, a campanha foi exaustiva e Dilma deve tirar uns dias de descanso.

"O resultado revela que houve mais acertos que erros. Sempre que foi necessário, ela insistiu muito no projeto nacional de desenvolvimento, nas grandes políticas que foram as do governo Lula, que devem ganhar em qualidade neste governo", disse Marco Aurélio Garcia. "O momento agora, como se diz em linguagem futebolística, é correr para o abraço."

Perfil: Dilma Vana Rousseff, atualmente com 62 anos, nasceu em 14 de dezembro de 1947 em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Filha do advogado e empreendedor Pedro Rousseff, búlgaro naturalizado brasileiro, e da professora Dilma Jane Silva, ela cursou o ensino fundamental em colégios católicos.

Trajetória Política: Dilma é formada em economia e antes de chegar ao primeiro escalão do governo Lula, ela ocupou os cargos de secretária da Fazenda da Prefeitura de Porto Alegre (1986-89), presidente da Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul (1991-93) e secretária de Estado de Energia, Minas e Comunicações em dois governos: Alceu Collares (PDT) e Olívio Dutra (PT).
Em 2003, assumiu o Ministério de Minas e Energia e, em 2005, ocupou o cargo de ministra-chefe da Casa Civil.

Como ministra da Casa Civil, Dilma assumiu a gerência do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um dos carros-chefe do governo.

Candidatura - A ex-ministra de Minas e Energia e da Casa Civil, foi alçada já em 2008 à condição de candidata pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que começou então a dar as primeiras indicações de que gostaria de ver uma mulher ocupando o posto mais importante da República.

Fonte: http://www.a12.com/noticias/noticia.asp?ntc=_brasil_tem_a_1_mulher_presidente_dilma_rousseff.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha do nosso Grupo de Jovens?

Visitantes:

Acesse o blog do Santuário e veja as noticias de todas as pastorais e movimentos:

Copie o link e cole no seu navegador: htpp:/www.olharacolhedor.blogspot.com/

Deixe aqui o seu recado: